Raças

Pastores


Cattle Dog Australiano
123

Em meados do século XIX, os colonizadores australianos precisavam de um bom cão para conduzir o gado selvagem até Sydney. Experimentaram o Smithfield Dog, mas ele não se acostumou ao solo, e seus incessantes latidos provocavam estouros da boiada.Muitos cruzamentos foram feitos para tentar substituir o Smithfield, antes que surgisse uma raça trabalhadora e obediente, produto do cruzamento do Collie, Dingo, Dálmata, Sheepdog e Kelpie: o "Queensland Heeler" ou "Blue Heeler", que agradou aos vaqueiros, ansiosos por obter a ajuda de um hábil cão. O nome moderno, Cattle Dog Australiano, descreve com exatidão tanto os ancestrais como a função deste bravo trabalhador.






Bearded Collie
1234
O Bearded Collie tem uma pelagem longa e espessa, que reflete sua ascendência Komondor. Uma das mais antigas raças da Inglaterra, serve, há muito, como cão para trabalho e exposições, graças a seu físico robusto e índole tranqüila. Percorre solos difíceis com facilidade, tolera climas úmidos e guia o gado com desenvoltura.O pêlo pode ser preto, azul ou cinza, com manchas brancas e marrons na cabeça, peito e cauda. Um quadro de Gainsborough, de 1771, inclui um Bearded Collie, o que confirma a popularidade desse cão, que tem índole calma e gosta de brincar ao ar livre.





Pastor Belga 
12345

A categoria Pastor Belga é composta de três raças distintas: Malinois, Tervuren e Groenendael (em alguns países existe também a variedade Laekenois Pêlo Duro). Como o Groenendael continua a ser a mais popular das três raças, ele é chamado simplesmente de Pastor Belga.O nome originou-se no Chateau Groenendael onde, por volta de 1890, muitas características das raças modernas foram desenvolvidas. Esse cão, de pêlo duro e longo, é usado para diversas tarefas diferentes: nas delegacias de polícia, patrulhas de fronteira e no exército. Hoje, é usado também em missões de busca e resgate e em terapias. Como animal doméstico, é manso e dócil.





Malinois
123456


O Pastor Belga é dividido em três raças, cada uma com uma cor distinta -- uma delas, o Malinois, tem a cauda curta, pêlo castanho-claro e focinho negro. Seu nome é uma homenagem à cidade de Malines, onde a raça teve origem.Devido à sua conhecida capacidade de dedicação ao trabalho, houve cruzamentos do Malinois com muitas outras raças, para dar mais força a esse animal. O Tervuren Belga, por exemplo, apresenta muitas características adquiridas de seu primo. Hoje, o corpo de porte médio, o pêlo que dispensa cuidados e a índole inteligente recomendam o Malinois como animal de estimação.




Tervuren  Belga
12345678


O Tervuren Belga, freqüentemente chamado "Terv", para facilidade de pronúncia, é assim chamado devido à cidade de Tervuren, local em que M.F. Corbeel começou a desenvolver a raça. De pelagem longa em todo o corpo, o Pastor Alemão não preto faz parte da raça Tervuren, embora a cauda malhada de branco seja sua característica mais comum.No passado, esse cão era usado como guarda e vigia de rebanhos; hoje, desempenha muitas outras tarefas. Como companheiro em situações de perigo físico ou como auxiliar da polícia, é extremamente obediente, inteligente e forte; em casa, é um amigo fiel.




Briard
_briard


Pertencente a uma raça antiga, o Briard servia a aristocracia francesa como cão de caça e de guarda. Porém, a revolução dizimou a nobreza, o que obrigou esse cão a executar diversas tarefas na agricultura. Foi utilizado também na 2a Guerra Mundial, no transporte de suprimentos, na procura de soldados feridos e como sentinela.Hoje, conserva o instinto de pastor e protetor; demonstra lealdade às pessoas da casa e não faz festa para estranhos. Tem barba e sobrancelhas cerradas e sua cauda termina em um pequeno gancho. Como animal doméstico, seu pêlo grosso requer cuidados e sua índole, a atenção das pessoas.

 




Welsh Corgi Cardigan
_corgi


O Welsh Corgi Cardigan às vezes tem um olho castanho e o outro azul! O pêlo que acompanha essa original combinação pode variar bastante, com manchas brancas no pescoço e patas. Um de seus ancestrais é o Dachshund, do qual herdou o corpo alongado e o porte baixo.A raça teria chegado às Ilhas Inglesas por volta de 1200 antes de Cristo, com os imigrantes celtas. Em um passado recente, esse cão era utilizado como "reversor" de rebanhos, instigando o gado desgarrado a voltar para o pasto. Hoje, é um animal doméstico leal e protetor.



Collie
_collie
Os fãs entusiastas da "Lassie", que decidem adotar um Collie não ficarão desapontados com esse leal animal de estimação. Muito dócil, se dá bem com todos os membros da família, principalmente com crianças pequenas.Esse cão, usado antigamente na Escócia e na Inglaterra como pastor, é descendente dos cães domesticados da história antiga e talvez seu nome derive de um cão "Colley" preto nativo. Na Inglaterra, os nobres criavam esse cão como animal de estimação, mas ele continuou a ser também um fiel ajudante de pessoas menos aristocratas, por exemplo, os pastores. Conhecido por seu temperamento vigilante e afetuoso, o Collie é muito devotado ao dono.




Pastor Alemão
_pastor
Além de fazer uma boa figura em exposições, o Pastor Alemão presta-se também a inúmeras tarefas. A demanda por essa raça para trabalhar como cão policial, guia, vigilante e pastor de rebanhos deve-se à admirável combinação de cérebro e força muscular desse animal, que é dotado de vigor, agilidade e excelente faro.Antigamente conhecido como Alsaciano, as modernas características da raça surgiram na Alemanha, em 1880, embora seus ancestrais mais longínquos não sejam conhecidos. Quando esse cão oferece sua afeição e lealdade, estas permanecem inalteradas. Com treinamento apropriado, o Pastor Alemão torna-se um animal de estimação calmo, paciente e esperto.



Sheepdog
_sheep

As crianças adoram o Sheepdog, devido a seu farto pêlo e temperamento brincalhão. Esse cão também gosta de crianças e é um animal doméstico encantador. Originário da Inglaterra Ocidental, o Sheepdog era usado para conduzir os rebanhos de ovelhas e bovinos ao mercado. Os apelidos "bob" e "bobtail" devem-se à sua pequena cauda, que o identificava como cão trabalhador e isentava seu dono do pagamento de impostos.Adaptável a muitos climas e espaços diferentes, é um grande companheiro da família. Seu pêlo, apesar da aparência volumosa, não exige grandes cuidados.




 

Pembroke Galês

_pemwche


O Pembroke Galês foi levado para o País de Gales em 1107 por tecelões flamengos que imigraram para essa região. O nome deriva da palavra galesa "corrci" (cão anão). Apesar de seu tamanho reduzido, é usado como pastor de rebanhos. Seus ancestrais talvez pertencessem a raças diversas, como o Schipperke, Keeshound, Chow Chow e Finnish Spitz.Cruzamentos com o Cardigan Galês, no século XIX, explicam as características comuns às duas raças. O Pembroke, porém, praticamente não tem cauda, possui orelhas pontiagudas e porte menor. Populares na época da Rainha Elizabeth II, esses cães são hoje animais de estimação dedicados, ativos e espertos.






Puli

_pulihe


Embora o cão Puli tenha sido utilizado pelos pastores húngaros durante centenas de anos, hoje serve normalmente como guarda ou companheiro. Ainda demonstra uma personalidade ativa, que no passado lhe permitia correr e saltar sobre as ovelhas. Essa raça talvez descenda do Terrier Tibetano, porém isto não está comprovado.Sua notável pelagem consiste de uma camada inferior grossa e aveludada, coberta por pêlos longos e ondulados. Todos os cães dessa raça têm pêlo de cor definida; em geral é totalmente preto, às vezes cinza ou branco. Quando não tem rebanhos para cuidar, é também alegre companheiro, que adora correr e brincar.



 


Shetland Sheepdog

_sheshhe


O Shetland Sheepdog, descendente do Collie Escocês Pêlo Duro ou do Yakki islandês, desenvolveu-se nas Ilhas Shetland, distante das costas da Escócia. Trazido para essas ilhas por navios baleeiros, cuidava de rebanhos de pequenas ovelhas nativas. A raça atingiu sua forma moderna no início deste século, quando sua exportação mundial teve início.Hoje, assemelha-se a seus primos da raça Collie, que têm um porte maior, mas não chega a crescer tanto. Atinge uma altura aproximada de 40 cm e tem pelagem longa, que exige trato freqüente. Devido a suas antigas características como pastor, é ágil corredor e saltador, sendo também um animal de estimação obediente e dócil.

 






 


 

Rua Mateus Leme, 3312  São Lourenço, Curitiba-PR

telefones: 3253-6008 e 8495-3907

  Site Map