INSTRUÇÕES PARA O PROPRIETÁRIO DE UMA CADELA NO PARTO


AMBIENTE – A temperatura do ambiente onde se instalará a “parturiente” é muito importante, deverá estar entre 27 e 29 graus centígrados. Se a temperatura é baixa e o local muito grande, os cachorros poderão correr o risco de morrer de frio.

PARIDEIRA ou LOCAL DO PARTO – O tamanho deve ser adequado para a cadela, seu comprimento deverá ser um pouco maior do que ela deitada e a largura será tal que deverá manter seus membros dobrados para acolher entre eles e as mamas, os cachorrinhos. O piso coberto com bastante papel, jornais que devem ser trocados quando necessários. Um erro comum são os locais muito grandes.

PRÉ-PARTO – Lavar com água e sabão, a região anal, vulvar e mamas. O tempo de gestação normal pode prolongar-se por mais de 60 dias, para tanto é necessário esperar pacientemente até que os sinais do parto se façam visíveis. Consultar se chegado o dia 63 ainda não tiveram sinais de parto. Dias antes do parto a fêmea começará a fazer ninho, a partir desse momento dever-se-á tomar e anotar a temperatura retal, essa determinação é sumamente importante para estabelecer o momento do parto. A temperatura retal começará a descer horas antes do parto. E o parto de desencadeará quando a temperatura retal se mantenha baixa. Se a temperatura voltar a subir é que o parto não se desenvolve normalmente e, portanto é necessário que se realize uma consulta SEM DEMORA com um veterinário.

Ruptura das bolsas fetais: se faz visível quando através da vulva sai um líquido claro, claro viscoso ou levemente rosa, estas são colorações normais.

Um parto pode-se alterar pela ansiedade, nervosismo ou excitação de uma família. A mudança de ambiente que sofre a fêmea também pode ser motivo de alteração do parto.

PARTO – O trabalho de parto é notado pelas contrações abdominais, se estes duraram mais de 2 horas e não tem nascido nenhum cachorro, consultar a um veterinário SEM DEMORA. Se aparece secreção vaginal verdosa e em duas horas não se desencadeia o parto, o proprietário deverá recorrer ao seu veterinário sem demora. Depois de nascer o primeiro cachorro, a secreção vaginal é permanentemente verde. A partir do momento que nasce o primeiro cachorro, é importante controlar os intervalos com que nascem os outros cachorros. Intervalo entre cachorros: o segundo pode nascer imediatamente depois do primeiro. O intervalo entre os seguintes cachorros não deve superar às 2 horas, se este período se prolonga, deverá consultar um veterinário. Se após no máximo de 2 horas após rompimento de bolsa ou bolsas não nascer nenhum cachorrinho, é caso de EMERGÊNCIA e cirurgia de cesariana. Não demorar muito, pois o risco para mãe e filhotes passa a aumentar a cada minuto.

PÓS-PARTO – Se o parto for desenvolvido segundo os períodos sugeridos, 12 horas depois de nascido o primeiro cachorro, a fêmea deverá ser controlada por um veterinário.

www.clinicadoctorvet.com.br


 

Rua Mateus Leme, 3312  São Lourenço, Curitiba-PR

telefones: 3253-6008 e 8495-3907

  Site Map