Medicação sem prescrição, diga NÃO!

A prescrição de medicamento, não é apenas escrever uma receita com o nome e a dose de determinado medicamento e entregar para o proprietário comprar tais remédios ou drogas. É necessário ter o conhecimento clínico sobre fisiologia, farmacologia, anatomia e patologia, visto que uma droga necessita de vários fatores para que possa ter sua ação dentro do organismo. Entende-se por medicamento, qualquer droga (remédio) de uso oral (comprimido, líquido ou cápsulas), injetável ou tópico (pomadas, xampus, cremes, sprays).

      Na maioria dos casos, o proprietário ou responsável pelo animal acaba recorrendo a  medicamentos comuns  em casa, na tentativa de ajudar seu animal de estimação. Mas infelizmente essa atitude envolta em boa intenção, acaba na maioria das vezes  somente prejudicando o quadro do animal. Um dos motivos é porque na medicina veterinária, os medicamentos são prescritos de acordo com o peso exato do animal, além de outras particularidades. Além disso algumas medicações, entre elas as humanas, extremamente comuns em quase todos os lares, são contra-indicadas para cães e gatos. Medicamentos humanos podem ter diferentes ações quando aplicados na dose errada, de forma errada.  

      Exemplos:

  • Algumas raças não toleram certos tipos de medicamentos;
  • Paracetamol  é tóxico para os gatos, e pode levá-los a morte em algumas horas;
  • Analgésicos e antiinflamatórios de uso humano se usado erroneamente em cães pode causar sangramento gastro-intestinal, úlceras, hemorragia, insuficiência renal aguda e morte.
  • Xampús de cães não podem ser usados em gatos;
  • A idade dos animais determina a segurança de algumas drogas;
  • Algumas drogas têm acúmulos de resíduos em leite e atravessam a placenta;
  • Etc, etc, etc.

 Ou seja, se seu animal estiver apresentando qualquer alteração de comportamento ou sinal clínico (diarréia, dor, dificuldade de locomoção, tosses, secreções nasais, oculares, problemas dermatológicos etc.) procure o Médico Veterinário.  Pois algumas vezes o problema que era simples pode se tornar muito complicado devido à medicação sem prescrição.

 




 

Rua Mateus Leme, 3312  São Lourenço, Curitiba-PR

telefones: 3253-6008 e 8495-3907

  Site Map