Importância da castração de cães e gatos

Existe uma grande preocupação com o controle populacional  de cães e gatos nos grandes centros urbanos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONG`s de proteção animal. Mas além  de evitar ninhadas indesejadas, a castração também pode trazer outros benefícios para o animal. Entenda:

Castração de Machos (cães e gatos)

  • Nome do procedimento (cirurgia): Orquiectomia
  • O que é feito na cirurgia: retiram-se os testículos preservando a bolsa escrotal, com o animal sob anestesia geral
  • Pós-Operatório: duração média de 7 a 10 dias, de preferência acompanhado diariamente  pelo Médico Veterinário. Limpeza diária do local com produto específico,  uso de analgésicos se necessário e antibiótico, até retirada dos pontos (no caso de cães).

Vantagens:

  • Se realizada durante a juventude (cães e gatos), evita/diminui hábitos  inconvenientes como demarcações de território com urina;
  • Evita briga por dominância  e disputa por território, em locais onde convivem vários animais juntos;
  • O animal tende a ficar mais calmo;
  • Evita fugas de casa atrás de fêmeas no cio, atropelamentos, envenenamentos, bem como contágio com algumas doenças infecciosas
  • Previne algumas doenças hiperplasia prostática e conseqüente hérnia perineais e perianais (principalmente nos cães), tumor de testículo, TVT (tumor venéreo transmissível -  uma vez que o animal sem o estímulo hormonal  perde a libido, e não irá mais acasalar). Esta diminuição da libido pode variar de acordo com a idade que o animal for castrado;
Castração de Fêmeas (cães e gatos)  
  • Nome do procedimento (cirurgia): OSH (Ovário-histerectomia)
  • O que é feito na cirurgia: retira-se o útero, ovários e tubas uterinas, com o animal sob anestesia geral
  • Pós-operatório: duração média de 7 a 10 dias, de preferência acompanhado diariamente  pelo Médico Veterinário. Limpeza diária do local da cirurgia, com produto específico, uso de analgésicos se necessário e antibiótico até retirada dos pontos. É indicado uso de colar elizabetano ou roupinha cirúrgica para evitar que o animal lamba o local da cirurgia e acabe arrancando os pontos.

Vantagens:

  • A castração precoce das fêmeas, ou seja, antes do primeiro cio, reduz em até 95% as chances de o animal apresentar TUMOR DE MAMA na fase adulta de sua vida.
  • Previne o aparecimento de CHE - PIOMETRA (doença causada pelo acúmulo de pús dentro do útero, que se não tratada a tempo, pode levar a  fêmea a morte), tumores em ovário e útero, TVT´s (tumores venéreos transmissíveis) e pseudociese (gravidez psicológica);
  •  A fêmea não entrará mais no cio, e com isso não irá atrair os machos;
  • Evita a ocorrência de gravidez indesejada, e conseqüentemente abandono de ninhadas.

Desvantagens (Ambos sexos)
  • Tendência a ganho de peso: pela diminuição da ação hormonal o animal pode se tornar um pouco mais sedentário, porém o ganho de peso pós-castração depende de outros fatores, tais como: espécie, porte do animal, idade, predisposição racial, predisposição genética, hábitos alimentares e nível de atividade física.
  • O animal pode ficar um pouco mais sedentário  (o que não interfere necessariamente na sua função de guarda, para cães com esta característica), visto que os animais castrados mantém a mesma capacidade de desempenho, como caçar, pastorear animais e servir de guarda, caso seja inerente a raça.
  • A castração precoce pode retardar o fechamento de fises de ossos longos, fazendo com que ossos longos  fiquem pouco mais compridos, levando a um animal "mais alto"
  • Castração precoce, pode fazer com que fêmeas principalmente de raças grande e gigantes, permaneçam com vulva juvenil, o que futuramente pode levar a dermatite de prega vulvar recorrente.

 Cuidados

Vale lembrar que assim como qualquer procedimento cirúrgico, a castração envolve riscos, e por isso deve sempre ser realizada pelo Médico Veterinário em uma clínica ou hospital veterinário, devidamente equipado.


Fonte: O Cogumelo Informativo. Distribuição gratuita. Associação Comunitária Zona 5, Ago 2005. Edição 13. Maringá.


Efeitos da Castração sobre machos

COMPORTAMENTO

ALTERAÇÕES OBSERVADAS

Agressão a outros machos

Redução em 60 %
Redução rápida em 25 %
Redução gradual em 35 %
sem efeito em 10 %

Dominância sobre o dono

Redução ao redor de 50 %
Marcação com urina Redução em 50 %
Redução rápida em 20 %
Redução gradual em 30%

Marcação com urina na casa

Redução em 50 % dos casos
Redução rápida em 20 %
Redução gradual em 30 %

Tendência para fugir e andar solto (andarilho)

Redução em 90 % dos casos
Redução rápida em 45 %
Redução gradual em 45 %
sem efeito em 10 % dos casos


Este quadro foi publicado originalmente no site do Dr. Mauro Lantzman

Referências
Fogle, B. The dog's mind.Maxwell Macmillan, 1990
Hart,B. & Hart,L.A. The perfect puppy.
N.York, W.H. Freeman and Co.1988
Schwartz, S. Canine and feline behavior problems.
N.York, Mosby, 1996


        

 

 

Rua Mateus Leme, 3312  São Lourenço, Curitiba-PR

telefones: 3253-6008 e 8495-3907

  Site Map